;
ImprensaNotíciasNotícias

A luta contra a privatização não tem fronteiras

A iniciativa privada não cumpriu o combinado, elevou tarifas a preços absurdos e fez desabar a qualidade dos serviços prestados à população

O Sindae participou, em março de 2023, da Conferência Mundial da Água, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizada em Nova Iorque, EUA. De forma inédita, a ONU permitiu a participação de organizações da sociedade civil em uma conferência convocada por ela.
Como desdobramento daquela conferência, está prevista para os dias 9 e 10 julho, também em Nova Iorque, a reunião preparatória para a próxima Conferência da Água, marcada para 2026. Por ter participado do evento em 2023, o presidente do Sindae, Renan Roncolatto, teve aprovada a sua inscrição para esta reunião preparatória.
A participação em eventos desta natureza permite o contato com dirigentes sindicais de outros países e, também, conhecer as suas estratégias e táticas de lutas contra a privatização das suas empresas de saneamento. Importantes cidades, na Europa e nos EUA, estão retomando o controle dos serviços de saneamento básico. A iniciativa privada não cumpriu o combinado, elevou tarifas a preços absurdos e fez desabar a qualidade dos serviços prestados à população.
Nestes países, o movimento sindical desempenhou um papel decisivo. E o contato com os dirigentes sindicais vai permitiu ao Sindae Campinas qualificar as suas próprias estratégias de mobilização. A luta contra a privatização de empresas públicas de saneamento tem caráter universal. E podemos replicar aqui as estratégias vitoriosas em outros países.

Mostre mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *