A direção do Sindae garantiu, na campanha salarial deste ano, a completa reformulação do Plano de Cargos e Salários da Sanasa. Inclusive, em agosto tivemos movimentações salariais e funcionais que beneficiaram mais de 300 trabalhadores. E para novembro, um mapeamento em toda a empresa, com aplicação do resultado em janeiro do próximo ano.
Para esta avaliação, está garantido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que a Sanasa destinará o equivalente a 1,5% da folha de pagamento para os processos de avaliações. Em 2025, este percentual será de 1%, a ser aplicado em janeiro/2026. E em 2026, novas negociações definirão o valor a ser aplicado em janeiro/2027.
Tudo justo e acertado, mas, os trabalhadores e trabalhadoras precisam conhecer o PCS. Ter uma dimensão mais precisa de que forma serão avaliados. Quais os critérios que serão considerados neste processo. E, para isso, nada mais justo do que ter em mãos a minuta plano.
E é isso que a direção do Sindae vem cobrando da diretoria da Sanasa. Queremos total transparência das informações. O PCS não é “caixa preta” de avião, que seu conteúdo é guardado a sete chaves. Aliás, só para lembrar, a cor desta caixa é laranja para facilitar a sua localização em caso de acidentes.
Para a direção do Sindae, é direito dos trabalhadores e trabalhadoras ter a minua do PCS em suas próprias mãos. E a diretoria da Sanasa não pode negar isso. Queremos a minuta já!