Lembre-se que o prazo para declarar começou em 15 de março e vai até 31 de maio. As pessoas não gostam muito de fazer isso, mas, não tem como escapar. É uma ação obrigatória.
É um serviço que exige muita atenção e cuidado. Qualquer erro, você cai “na malha fina” e será chamado pela Receita Federal para se explicar. Por isso, e assim como tem feito nos últimos anos, também em 2023 a direção do Sindae contratou um profissional para, gratuitamente, ajudar os associados a preencherem as suas declarações do IR.
Para isso, o associado deve colocar os documentos pessoais e dos dependentes (RG e CPF) e o Informe de Rendimentos (entregue pela empresa) em um envelope, lacrar, colocar seu nome e telefone para contato do lado de fora, entrar em contato pelo telefone (19) 97418-5372 e falar com Fábio Tibúrcio.
Precisa declarar imposto de renda quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. Quem já está aposentado, mas, continua trabalhando, também deve declarar os valores recebidos a título de aposentadoria. O INSS também disponibilizou o Informe de Rendimentos a todos aposentados até o dia 28 de fevereiro, que é o prazo que as empresas também têm para entregar este documento aos trabalhadores.
Evite atropelos. Não deixe para entregar a sua declaração “no apagar das luzes” do prazo fixado pela Receita Federal. Lembre-se que, se tiver imposto a restituir, quem declarar primeiro também recebe primeiro.