ImprensaNotíciasNotícias Jurídicas

Acordo mantém a insalubridade

Apostar na via da negociação revelou-se medida acertada

A direção do Sindae travava desde 2013, há quase dez anos, uma batalha jurídica pela manutenção do adicional de insalubridade para cerca de 350 trabalhadores, dos seguintes setores: ETAs, Captação da Atibaia, Laboratório, Operação de Água e de Redes, Pitometria, Manutenção Mecânica, Prolongamento de Redes, Construção Civil, Transporte, Gerência de Esgoto, Gerência de Faturamento, Gerência de Relações com a Comunidade, Coordenadoria de Gestão de Crédito, Posto Médico, Consultórios Odontológicos, Emissários e Adutoras e Micromedição.
Naquele ano, uma empresa foi contratada pela Sanasa para realizar novas medições nos locais de trabalho. O laudo resultante determinou o corte e/ou redução do percentual do adicional.
Os dirigentes sindicais não aceitaram a decisão e foram à luta. Além da ação jurídica, também lançaram mão da mobilização, inclusive, com a realização de um grande ato na frente da sede da empresa. Neste momento garantimos o pagamento do adicional até que houvesse decisão judicial definitiva.
Com a situação próxima de um desfecho final, e considerando que já havíamos perdido em todas as instâncias da Justiça do Trabalho, a direção do Sindae levou à diretoria da empresa a preocupação com o impacto que teria sobre os trabalhadores, suas finanças e mesmo no desempenho profissional de cada um.
Apostar na via da negociação revelou-se medida acertada. A presidência da empresa também admitiu sua preocupação com o que estava por vir. E assim, foi possível firmar acordo no processo, com a manutenção do pagamento do adicional de insalubridade.