ImprensaMeio AmbienteNotícias

Sanasa tem até hoje, 17/08, para apresentar plano de contingência

Ordem partiu do Ministério Público do Trabalho após denúncia do Sindae.

“A Sanasa deverá apresentar até 17/08/2020 um plano de contingência para a retomada das atividades em contexto de pandemia de Sars-Cov-2, o novo Coronavírus (grifo nosso), decorrente da finalização do sistema de rodízio, com especial esclarecimento sobre a conduta adotada para as pessoas que integram o grupo de risco de Covid-19”. A determinação é do Ministério Público do Trabalho (MPT), após a denúncia do Sindae feita na semana passada.
Ao responder ao MPT, a diretoria da Sanasa alegou que presta serviços essenciais, que não podem ser interrompidos. E o escalonamento (revezamento) “está impedindo a manutenção regular dos serviços de água e esgoto, comprometendo o abastecimento de água”.
Em sua petição, a Sanasa diz que apenas 245 trabalhadores foram convocados para retornar ao trabalho, uma tentativa de rebater a denúncia do Sindae ao MPT. A empresa determinou a volta em todos os setores abrigados na Diretoria Técnica e na comercial. Um universo de 700 trabalhadores.
Não se trata apenas de uma divergência numérica. Estamos falando de seres humanos que, mandados de volta ao trabalho sem a adoção de um conjunto de medidas para proteger e garantir a sua saúde e segurança, podem se transformar em vetores de contaminação, colocando em risco as suas próprias famílias.