Sindae - Sindicado dos Trabalhadores - FNU" Sindae - Sindicado dos Trabalhadores - CUT
Sábado, 24 de Junho de 2017

Notícias                                                                        


Sanasa obriga trabalhador a assinar documento que proíbe hora extra


Medida afeta quem ganhou processo trabalhista por indenização de horas extras.


Em meados de 2013, a diretoria da Sanasa adotou medidas que levaram à redução e até mesmo supressão de horas extras sem pagar a indenização prevista em lei. A medida afetou principalmente o Setor Operacional. Consequência imediata: aqueles trabalhadores que tiveram reduzido o número de horas extras que realizavam foram à Justiça reivindicando o pagamento da indenização devida. E a maioria foi vitoriosa.

Mas, num típico papel de mal perdedor e sob orientação do Departamento Jurídico da Sanasa, estes trabalhadores estão sofrendo retaliações por reclamar o que lhes era de direito. Eles estão sendo obrigados a assinar um documento, onde está expressa a proibição de realizarem horas extras. 

Esta medida absurda está prejudicando o trabalho diário nos setores. No caso de uma dupla ou mesmo equipe em que um trabalhador tenha processo na Justiça do Trabalho e está proibido de fazer hora extra, acaba sobrecarregando o trabalho dos demais; e até mesmo inviabilizando a execução da atividade, quando de uma dupla.

Esta proibição de realizar horas extras, a exemplo do que acontecera em 2013, também não prevê a indenização para quem fazia um número mínimo destas horas. De novo o trabalhador afetado precisará ingressar com outra ação na Justiça do Trabalho pleiteando o pagamento.

Além disso, esta proibição traz outro aspecto ainda pior. Ela configura uma clara discriminação contra aqueles que foram à Justiça do Trabalho, e também pode ser classificada como assédio moral. O que poderá provocar uma avalanche de ações judiciais contra a Sanasa. E agora, com prova documental.

 






[ Indique a um Amigo ] [ Imprimir ] [ Voltar ]

 

Sindae: 21 anos de
luta e conquista

 

O Sindae (Sindicato
dos Trabalhadores na Indústria da Purificação
e Distribuição de Água...

O Grenasa é o Grêmio Esportivo e Recreativo dos Empregados da Sanasa. A entidade foi fundada... Criada em 1973, a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A.) é uma empresa de... Antigo Serviço Autônomo de Água e Esgoto da Estância de Atibaia, o Saae (Saneamento Ambiental de Atibaia) é uma...