Sindae - Sindicado dos Trabalhadores - FNU" Sindae - Sindicado dos Trabalhadores - CUT
Quarta, 23 de Agosto de 2017

9º Congresso: preparar a luta para resistir e defender nossos direitos

131 delegados e delegadas aprovaram um plano de ação para o próximo período. Nos dias 30 e 31 de março, o Grenasa sediou o 9º Congresso do Sindae.

Nestes dois dias, 131 delegados e delegadas, eleitos nos locais de trabalho, na Sanasa e na SAAE-Atibaia, debateram a conjuntura e os desafios para o movimento sindical no Brasil; Perspectivas do Saneamento Básico e Meio Ambiente, futuro da categoria; Balanço, Políticas Permanentes e Estratégia do Sindicato; Alterações Estatutárias.

Na quinta-feira, além da abertura solene, o documento inscrito pela direção do Sindae foi aprovado como tese-guia para orientar os debates durante o 9º Congresso. Confira aqui os principais pontos debatidos.

Conjuntura nacional

O 9º Congresso do Sindae foi realizado em um momento decisivo no país. O golpe na democracia, patrocinado pelas elites políticas e econômicas e encabeçado por Michel Temer, colocou fim ao um ciclo de políticas econômicas e sociais, iniciado em 2003, que gerou desenvolvimento sustentável com geração de emprego e distribuição de renda; e que retirou milhões de brasileiros da miséria.

Estas forças políticas deram início ao desmonte total das garantias, direitos trabalhistas e as proteções sociais, inscritas na Constituição aprovada em 1988. Agora, inicia-se para os movimentos sociais um período de luta e resistência para impedir retrocessos e a perdas de direitos duramente conquistados.

Saneamento ambiental

O Governo ilegítimo de Michel Temer veio com uma escalada de privatização dos serviços públicos e com ataque aos direitos dos trabalhadores, procurando resgatar de todas as formas o projeto neoliberal já vivido nos anos 1990 pelo povo brasileiro. Por isso, é fundamental o fortalecimento da unidade de ação entre os movimentos populares, sociais e sindical na defesa do fortalecimento do papel do Estado e contra qualquer forma de privatização, tenha ela o nome que tiver: OSs, PPPs, Concessão Plena ou Parcial, Subdelegação, abertura de capitais, etc.

Situação em SP

O Estado de São Paulo, mesmo com todo seu potencial, vem crescendo menos do que o Brasil nos anos em que o país obteve altos índices de desenvolvimento. É nítido que o estado está perdendo força e importância em decorrência do modelo de gestão ao qual vem sendo submetido há décadas, que destoa do ritmo acelerado de desenvolvimento de outras regiões, graças às ações dos governos Lula e Dilma.

Realidade difícil em Campinas

Na base do Sindae, o quadro também é dramático, sendo que a maioria dos 19 municípios estão, após eleições, administradas por partidos da base do governo ilegítimo de Michel Temer, em especial pelo PMDB e PSDB. Esse quadro põe a categoria em sinal de alerta, pois os governantes locais devem reproduzir e apoiar as políticas conservadoras desenvolvidas a nível nacional, com destaque para privatizações de empresas públicas, terceirizações de serviços e a redução de direitos para os trabalhadores.

Plano de Lutas

Ao final, os delegados aprovaram um Plano de Lutas para o Sindae no próximo período, com destaque para organização das campanhas salariais e o fortalecimento da entidade sindical, com a realização de ampla campanha de sindicalização. O plano também prevê parcerias com outras entidades para fortalecer ainda mais a luta dos trabalhadores.

[ Indique a um Amigo ] [ Imprimir ] [ Voltar ]

Sindae: 21 anos de
luta e conquista

O Sindae (Sindicato