Uma campanha salarial diferenciada

Categoria mostra força, derruba intransigência e arranca reposição salarial

Proposta de zero de reposição salarial. Clima de mobilização e disposição de luta. Reuniões setoriais nos locais de trabalho com ampla participação dos trabalhadores. Assembleias gerais massivas. Decretação de Estado de Greve.
Há muito tempo os trabalhadores da Sanasa não viam negociações salariais em um ambiente como esse. E aconteceu tudo isso na Campanha Salarial/2021. Partir de um cenário de zero de reposição salarial para alcançar a reposição integral das perdas salariais do último período foi um feito e tanto, mas, o caminho percorrido pela categoria só reforçou a velha máxima: sem lutas não há conquistas.
Novamente recorrendo a “empecilhos legais”, ao responder a pauta de reivindicações dos trabalhadores, a diretoria da Sanasa propôs zero de reposição de perdas salariais. Medida inaceitável sob todos os aspectos, foi rejeitada de imediato pela direção do Sindae. Os dirigentes lembraram que a última vez que os trabalhadores tiveram reposição de perdas salariais fora em maio de 2019.
O impasse levou o Sindae a buscar a intermediação da Justiça do Trabalho. Ali, acordou-se a suspensão do processo negocial para retomá-lo em novembro. Porém, na retomada a empresa manteve a intransigência inicial e insistiu na proposta de zero de reposição salarial. Era preciso mover as peças deste xadrez.
A mobilização dos trabalhadores, aliada a habilidade dos dirigentes sindicais em buscar outro patamar para as negociações, destravou o processo que resultou na proposta finalmente aprovada em assembleia. Vitória da luta e da persistência.