ImprensaNotíciasNotícias JurídicasVirou Notícias

Trabalhadores aprovam contraproposta da Sanasa

Reposição salarial será de 2,79%, equivalente ao ICV-Dieese; cláusulas econômicas terão a mesma correção, exceto vale alimentação, cesta natalina e prêmio incentivo que serão corrigidos em 5,58%.

Os trabalhadores e trabalhadoras da Sanasa presentes à assembleia realizada na terça-feira, 12 de junho, aprovaram, por maioria de votos, a contraproposta salarial da Sanasa. A decisão colocou um ponto final na campanha salarial deste ano. O próximo passo será a redação final das cláusulas e assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Os salários serão corrigidos em 2,79%, equivalente ao ICV-Dieese acumulado entre 1º de maio de 2017 e 30 de abril de 2018, retroativo a 1º de maio. O valor da Participação nos Lucros Resultados (PLR) passará para R$ 8.500,00.
Como os trabalhadores receberão os salários com reajuste no 5º dia útil de julho, eles também terão direito de receber a diferença salarial equivalente a um mês.
Este mesmo percentual de 2,79% corrigirá as demais cláusulas econômicas. A exceção fica por conta do vale alimentação, do prêmio incentivo e da cesta natalina, cujos valores serão corrigidos em 5,58%.
Após intensos debates, a contraproposta da empresa foi colocada em votação. O ato de levantar as mãos não permitiu proclamar o resultado com segurança. Foi necessário contar os votos. E a contagem apontou o seguinte resultado: 160 votos pela aceitação da contraproposta da Sanasa, 50 votos contra e 9 abstenções.
O fato de mantermos todas as cláusulas do ACT e ainda ampliar direitos em algumas delas, por si, foi uma grande vitória, sobretudo, na conjuntura que o país atravessa.
Tanto os debates como o resultado da votação mostraram que a categoria optou pela prudência. A rejeição obrigaria a adoção de outros caminhos, inclusive, a greve. Neste caso, fatalmente a diretoria da empresa iria recorrer à Justiça do Trabalho.
Em outros tempos o recurso ao judiciário trabalhista não apresentaria problemas. Mas, depois da reforma trabalhista, o rito das mediações na Justiça do Trabalho se tornaram extremamente perigosos para os trabalhadores, sobretudo, em dissídios coletivos. Diante deste cenário, os trabalhadores e trabalhadoras optaram pela prudência e aprovaram a contraproposta da empresa.

Resultado da campanha salarial
– Reposição salarial: 2,79%, equivalente ao ICV-Dieese acumulado nos últimos doze meses;
– Demais cláusulas econômicas: correção de 2,79%;
– Vale alimentação: correção de 5,58%;
– Prêmio Incentivo: correção de 5,58%;
– Cesta Natalina: correção de 5,58%;
– PLR: valor passa para R$ 8.500,00;
– Fisioterapia: se por indicação médica, o trabalhador poderá apresentar atestado médico para todo o período (manhã/tarde) de realização da sessão;
– Sanasa aceitará até cinco atestados por ano de vigência do ACT por acompanhamento de pai e/ou mãe;
Horas em haver: aceitação de horas negativas no sistema até o limite de 24 horas mensais;
– Permissão para compensação de até 30 minutos no horário do almoço, respeitando o limite de uma hora para o intervalo e desde que haja consenso entre os trabalhadores do setor.