Giro SindicalImprensaNotíciasNotícias

Sindae negocia o terceiro ACT na BRK Sumaré

Com data-base em 1º de setembro, a direção do Sindae negociou e firmou, já pelo terceiro ano consecutivo, Acordo Coletivo de Trabalho para garantir direitos e benefícios para os trabalhadores da BRK.

A empresa, que pertence a um grupo privado canadense, assumiu a gestão do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Sumaré, em substituição à Odebrecht Ambiental, que vencera licitação aberta durante a administração da prefeita Cristina Carrara (PSDB). A natureza do serviço mudou de pública para privada, porém, a representação dos trabalhadores e trabalhadoras é do Sindae.
As negociações conduzidas pelos dirigentes sindicais asseguraram 4,19% de reposição salarial. O vale alimentação/refeição (o trabalhador opta por um ou outro) foi reajustado em 7,93% e o valor mensal passou para R$ 735,00.
Ao mesmo tempo em que busca consolidar direitos e avançar em novas reivindicações, a direção do Sindae também incentiva a sindicalização. A lógica é simples: quanto maior o número de sindicalizados, maior também será a força da entidade sindical para negociar com o patrão.