ImprensaNotícias

Queremos negociações já!

Sem acordo até 30 de abril, nossos direitos correm riscos

A pauta de reivindicações da campanha salarial/2021 foi protocolada na presidência da Sanasa em 16 de abril, no dia seguinte à sua aprovação pela assembleia on line realizada em 15 de abril. A expectativa era pelo início imediato das negociações, tendo em vista que neste ano apenas cláusulas econômicas serão objeto de negociação. Até o momento em que fechávamos esta edição de O Registro, porém, reinava o mais completo silêncio por parte da empresa.
Para complicar um pouco mais, a empresa ainda não forneceu ao Sindae a carta de garantia da data-base, quebrando uma tradição bem antiga na categoria. Isso nunca aconteceu em nenhum outro momento da história do sindicato.
Esta demora em iniciar as negociações preocupa e gera insegurança. Não está mais em vigor o princípio da ultratividade, pelo qual as cláusulas do acordo coletivo anterior mantinham sua validade enquanto se negociava um novo. No caso dos trabalhadores da Sanasa, a data limite para concluir as negociações é 30 de abril.
LUCRO RECORDE
A pedido da direção do Sindae, o Dieese analisou os balanços da Sanasa de 2018, 2019 e 2020. Nestes três anos, o seu lucro líquido foi de R$ 450 milhões mesmo com uma pandemia no meio.
Estes resultados mostram que a empresa tem condições de repor as perdas salariais que tivemos entre 1º de maio de 2019 e 30 de abril de 2021. Se no ano passado não tivemos reposição de perdas salariais, deduzimos que parte considerável deste lucro foi obtida graças ao nosso sacrifício. Nossas reivindicações são razoáveis: queremos de volta o que a inflação comeu dos nossos salários neste período.
A campanha salarial é momento privilegiado. Mas, para alcançarmos os objetivos, os trabalhadores precisam sair do patamar de simples reação e passar à ação. A Sanasa não tem diante de si uma carga de investimentos que exija esforços de todos. Pelo contrário, ela apresenta saúde financeira invejável, capaz de atender a todos os seus compromissos. Portanto, também em condições de anteder às nossas reivindicações.
Trabalhador, fique ligado. Só com a mobilização vamos fazer valer os nossos direitos.