Porque é importante se sindicalizar

Os recentes concursos públicos abertos pela Sanasa foram muito disputados. A relação candidato x vaga foi maior do que em muitos vestibulares de universidades importantes.

Mas, o que faz uma pessoa apostar alto em um concurso desta natureza? Será pelo fato de gostar da empresa e desejar trabalhar nela?
O interesse em trabalhar numa empresa está relacionado com o que ela oferece em termos de salários, benefícios e oportunidades de ascensão profissional. E na Sanasa não é diferente. Os benefícios que ela oferece tornaram seus concursos públicos cada vez mais disputados.
Boa parte dos trabalhadores mais novos acredita que estes benefícios são concessões da empresa. A história, no entanto, não é bem assim. Vale refeição, vale alimentação, PLR, bolsa de estudos, assistência médica, cesta de Natal, adicional de tempo de serviço, prêmio incentivo, fundo de assistência ao empregado, programa de recuperação de dependentes químicos, entre tantas outras conquistas, são frutos da ação do Sindae-Campinas desde a sua fundação, em janeiro de 1986.
Nada caiu do céu. Para chegar ao patamar atual, foram gastas muitas horas de negociações, muitas mobilizações e greves. Muita gente ficou pelo caminho, mas, a maioria chegou até aqui.
Para fortalecer a única ferramenta que tornou possível tudo isso, a direção do Sindae está lançando uma ampla campanha de sindicalização, que terá caráter permanente. Portanto, será o momento para o trabalhador retribuir tudo o que sindicato já fez por ele, antes mesmo dele prestar o concurso, ser aprovado e começar a trabalhar na Sanasa.