Lives jurídicas tiram dúvidas e desmontam fake news

O tempo de realização de uma campanha salarial é terreno fértil para a divulgação de boatos e informações mentirosas ou, para usar um termo da moda, fake news.

Estas ações, além de atrapalhar, provocam confusões na categoria e levam os trabalhadores a formar opiniões equivocadas, que só trazem prejuízos.
Para evitar a propagação de fake news, a direção do Sindae, em parceria com o Departamento Jurídico da entidade, organizou e realizou duas lives, transmitidas pelas nossas redes sociais, com as participações do presidente Renan Roncolatto e do Dr José Antonio Cremasco, nos dias 20 e 27 de outubro, duas quartas-feiras seguidas.
Nestes dois encontros virtuais, o Dr. Cremasco desmentiu a mais recente fake new que tem circulado na categoria: a perda da data-base. Esta “informação” é mentirosa, porque, de acordo com o advogado, “estamos retomando agora as negociações salariais, conforme acordo firmado na Comissão Pré-Processual do TRT-15 em maio passado”.
Naquela oportunidade, os dirigentes sindicais deram uma demonstração de maturidade, transparência e confiança na via da negociação como a melhor ferramenta para obter consensos.
Durantes as lives, o Dr Cremasco também derrubou por terra o argumento da diretoria da Sanasa “de que não pode dar aumento por causa do decreto”. Segundo o advogado, nesta campanha salarial “não estamos discutindo aumento de salários, mas, apenas e tão somente, a reposição das perdas salariais ocorridas nos últimos doze meses, mecanismo necessário para fazer com os nossos vencimentos voltem a comprar aquilo que comprava em maio do ano passado”.