;
ImprensaNotíciasNotícias

Homens têm mamas e podem ter câncer

O câncer de mama se apresenta clinicamente de forma similar nos homens e nas mulheres

No entanto, os homens apresentam-se frequentemente com a doença em fases mais avançadas por desconhecerem a possibilidade de desenvolverem a doença e também por questões socioculturais, o que leva a uma demora na busca por auxílio médico.
Dos casos de câncer de mama, 1% é masculino. Para cada 100 mulheres diagnosticadas com a doença, há 1 homem com o mesmo diagnóstico; e de cada dois homens dignosticados, um morre. Normalmente, ele aparece em homens mais velhos, acima dos 60 anos, e pode ser mais frequente em homens cujas famílias apresentam muitos casos de câncer de mama (mesmo que em mulheres) e câncer de ovário.
As queixas mais frequentes relacionadas ao câncer de mama masculino são: presença de nódulo (inchaço) palpável na mama; altercação da pele (edema); retração da pele ou da aréola; saída de secreção sanguinolenta pela papila mamária (evento mais raro de acontecer). Assim como no câncer de mama feminino, o comprometimento linfonodal axilar é o principal fator prognóstico par prever recorrência local e metástases sistêmicas.
O melhor remédio, como sempre, é a prevenção. Homens, fiquem atentos a sinais diferentes em sua mama, no bico, secreção, dor, manchas irregulares. Faça o autoexame. Assim como as mulheres, como o braço erguido, toque seu peito com as pontas dos dedos da axila até os mamilos (bico), como se estivesse tocando um piano e avalie se encontra alguma coisa estranha palpável.

Mostre mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *