ImprensaNotíciasNotíciasNotícias Jurídicas

Depois de aprovada em assembleia, pauta de reivindicações já foi protocolada na Sanasa

Expectativa agora é pelo início das negociações, que neste ano trata só de cláusulas econômicas

Aprovada pelos trabalhadores na assembleia realizada em 10 de abril, a nossa pauta de reivindicações da Campanha Salarial/2019 já foi protocolada na presidência da Sanasa. Agora, estamos aguardando agendamento de reunião para darmos início às negociações. Neste ano, serão negociadas somente as cláusulas econômicas. A nossa data-base é 1º de maio.
A direção do Sindae já estava bastante cautelosa com esta campanha salarial. Afinal, serão as primeiras negociações sob o governo Jair Bolsonaro que, embora esteja apenas no início da sua gestão, já mostrou que os interesses defendidos por ele não são os dos trabalhadores. E o maior exemplo disso foi a edição da Medida Provisória 873, clara tentativa de inviabilizar financeiramente as entidades sindicais.
E a decisão da Sanasa de cumprir a MP 873 e suspender o desconto em folha das mensalidades sindicais dos associados do Sindae, reforçou nossos temores. A empresa tentou estrangular financeiramente a entidade sindical às vésperas de uma campanha salarial, momento em que enfrentamos gastos de natureza extraordinária. Como bem diz o ditado popular, “temos que ficar com um olho no peixe e outro no gato”.
Mas, isso não será motivo para os trabalhadores e o seu sindicato baixarem a guarda. Já enfrentamos dificuldades até maiores. E não será agora que vamos esmorecer.
O sucesso desta campanha está diretamente relacionado à participação da categoria. Portanto, fique atento às convocações do Sindae e faça destas negociações salariais o assunto número 1 nas conversas com seus companheiros, nos locais de trabalho.