ImprensaNotíciasNotíciasNotícias JurídicasVirou Notícias

Comissão conclui trabalhos e entrega relatório

Direção do Sindae vai criar um código de conduta para os dirigentes sindicais

A comissão encarregada de apurar supostas irregularidades em movimentações salariais de dirigentes do Sindae concluiu seus trabalhos e já entregou o relatório final ao Conselho Deliberativo da entidade. Criada no final de outubro do ano passado, esta comissão foi composta por três membros da direção da própria entidade sindical, um representante da federação estadual da categoria e outro da CUT Estadual/SP, com assessoria jurídica independente.
Durante três meses, esta comissão ouviu todos os dirigentes sindicais envolvidos e também representantes da Gerência de Recursos Humanos da Sanasa, que garantiram, durante todo o tempo, a inexistência de qualquer irregularidade e/ou ilegalidade nessas movimentações salariais. Foi dada a mais ampla defesa e assegurado o princípio do contraditório para todos.
A comissão apurou que não houve irregularidades e, muito menos, uso de verbas exclusivas do mapeamento na movimentação salarial dos dirigentes sindicais. De acordo com informações dos próprios representantes da empresa, movimentações salariais como estas, estão dentro das regularidades administrativas e jurídicas.
O relatório final foi submetido ao crivo do Conselho Deliberativo na reunião realizada na sexta-feira, 26 de janeiro. A sua íntegra encontra-se à disposição de todo e qualquer associado que deseje tomar conhecimento dele no sindicato. Com a sua aprovação, a direção do Sindae coloca um ponto final neste assunto.
CÓDIGO DE CONDUTA
Além do relatório final, o trabalho da comissão também inspirou a direção do Sindae a instituir um código de conduta, um mecanismo inexistente até agora. Será um conjunto de regras para garantir comportamento transparente daqueles que desejarem estar à frente da entidade representativa dos trabalhadores.