Campanhas salariais fechadas

Direção do Sindae fechou acordos coletivos em empresas públicas e privadas

O Dieese analisou o resultado das campanhas salariais das categorias com data-base em 1º de maio. E o resultado não foi dos mais satisfatórios. Mais da metade (54,5%) dos reajustes fechados ficaram abaixo da variação do INPC medido pelo IBGE no período, que foi de 12,47%. Desemprego em alta, inflação acelerando e crise econômica ajudam a explicar as dificuldades dos sindicatos para negociar acordos e/ou convenções coletivas de trabalho.
Foi neste cenário que a direção o Sindae-Campinas negociou a renovação de sete acordos coletivos de trabalho nas empresas integrantes da sua base de representação. Vale lembrar que realizamos campanhas tanto em empresas públicas como privadas.
O saldo destas negociações é positivo. Asseguramos a reposição integral das perdas salariais do último período em praticamente todos os acordos coletivos. E nos valores de benefícios como os vales alimentação e refeição, garantimos aumento real na Sanasa-Campinas, na BRK Sumaré, na Sanipark e na Águas de Holambra. No quadro acima, um balanço geral de todos os processos negociais.
DIFICULDADES
Mas, nem tudo foram flores. Tivemos que superar a intransigência de algumas empresas, que não queriam repor integralmente as perdas salariais. Os dirigentes sindicais baterem o pé e, “sem levar os trabalhadores para dançar na beira do abismo”, não abriram mão da recomposição do poder de compra dos salários.
A experiência de negociar em situações adversas, como esta que estamos vivendo atualmente, permitiu à direção conduzir as negociações para garantir a reposição integral das perdas salariais, aumentos reais nos valores dos benefícios e manutenção de direitos e conquistas.