ImprensaNotíciasNotíciasVirou Notícias

2018: uma nova viagem de 365 dias

O barco de 2018 levantou âncora, saiu do porto e já navega em mar aberto.

Começou mais uma grande viagem, que vai durar outros 365 dias. Como será esta viagem? Vai depender das ações, atitudes e comportamentos de cada um de nós.
Para os trabalhadores, o Ano Novo começa exigindo atenção e estado de alerta. Está prevista para fevereiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência Social. Entre as mudanças propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB) a mais cruel para os trabalhadores e trabalhadoras é o aumento da idade mínima para requerer a aposentadoria. Ela pune os mais pobres, que entram no mercado de trabalho mais cedo.
Ainda no primeiro semestre, os trabalhadores da Sanasa terão um enorme desafio pela frente: a campanha salarial, tendo em vista que a nossa data-base é 1º de maio. E neste ano vamos discutir a renovação de todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Já negociamos assim em outas anos. Então, qual a diferença? Estas serão as primeiras negociações salariais sob a vigência da nova legislação trabalhista, em vigor desde 11 de novembro do ano passado. E não se sabe, ainda, qual o seu impacto sobre as negociações salariais.
A direção do Sindae está se preparando. E a categoria também precisar ficar atenta. Vamos nos preparar desde já. A luta é para manter direitos e conquistas. Bem-vindos ao Ano Novo.