ImprensaNotíciasVirou Notícias

Nesta quarta-feira, 7 de março, tem assembleia para discutir a contribuição sindical

Trabalhadores vão decidir se autorizam ou não a cobrança em favor do Sindae

A direção do Sindae convoca todos os trabalhadores da Sanasa para participarem de importante assembleia nesta quarta-feira, 7 de março, às 17:30 horas em primeira convocação, e às 18 horas, em segunda convocação, no Sindicato dos Frentistas de Campinas, que fica na Rua Regente Feijó, 95, centro. Em pauta, a discussão sobre cobrar ou não a contribuição sindical.
Também conhecida como imposto sindical, esta contribuição equivale a um dia de trabalho – 31 de março, descontada anualmente. Até o ano passado, a cobrança era obrigatória para todos os trabalhadores, independentemente de serem ou não sindicalizados.
Mas, em novembro De 2017 entrou em vigor a Lei nº 13.467, que alterou mais de cem pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entre elas, a mudança do caráter do desconto da contribuição sindical: de obrigatório para opcional. Ou seja, para ser descontado é necessária, agora, autorização prévia e expressa do trabalhador. Portanto, quem decide se cobra ou não é o trabalhador.
Além de atentar contra direitos trabalhistas históricos, a reforma trabalhista de Michel Temer (MDB) também teve por objetivo destruir as únicas ferramentas que os trabalhadores e trabalhadoras dispõem para lutar e resistir: os sindicatos.
Por isso, estamos convocando toda a categoria para debater e decidir sobre esta questão. As receitas provenientes do imposto sindical são importantes para a saúde financeira da nossa entidade representativa; e a sua falta poderá comprometer o desenvolvimento das nossas atividades.